Motores

Diogo Gago sétimo no ERC Júnior na Estónia

DiogoGagoEstonia515

Diogo Gago e Jorge Carvalho concluíram o Rali da Polónia na sétima posição no ERC Júnior e 21.º da classificação geral. A dupla portuguesa da Peugeot Academy fez a prova possível atendendo a que se tratava da sua estreia no evento.

Gago sentiu naturais dificuldades numa prova onde os pilotos bálticos deram ‘cartas’, com o letão Ralf Simarcis a chamar a si o triunfo, face ao sueco Emil Bergqvist, que veio a perder a segunda posição do ERC Júnior para o estónio Miko Niinemae na derradeira especial da prova.

“Este Rali da Estónia não foi de todo uma prova fácil para nós. Já esperávamos ter algumas dificuldades e os pilotos nórdicos aqui sentem-se bastante à vontade. Procurámos evoluir ao longo do rali e melhorámos nas segundas passagens, mas o nosso ritmo não esteve ao nível do que temos vindo a fazer nas últimas provas, em particular nas duas anteriores”, considerou o piloto de São Brás de Alportel.

“Queríamos sair da Estónia com outra situação pontual, mas nunca conseguimos andar ao ritmo que gostaríamos e não podemos fazer um balanço positivo da prova. Agora há que trabalhar para fechar bem a temporada do Europeu Júnior na República Checa.”, acrescentou Diogo Gago.

LukyanukEstonia315

Em termos absolutos o rali foi ganho por Alexey Lukyanuk, cujo andamento alucinante foi com dificuldade acompanhado por Kajetan Kajetanowiz, mesmo se o russo alinhou aos comandos de um Mitusbishi Lancer Evo X do grupo RC2N e o polaco guiou o seu habitual e mais evoluído Ford Fiesta R5.

A nota mais marcante deste último dia de prova foi abandono do líder do campeonato da Europa, Craig Breen devido a uma avaria do seu Peugeot 208 T16 a dois troços do fim. Facto que permitiu a aproximação pontual de Kajetonwicz, quando faltam duas provas para o final da temporada do ERC.

Classificação
1.º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Mitsubishi), 1h32m25,4s
2.º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslaw Baran (Ford) + 12,7s
3.º Rainer Aus/Simo Koskinen (Mitsubishi) + 1m07,0s
4.º Siim Plangi/Marek Sarapuu (Mitsubishi) + 2m06,9s
5.º Timmu Korge/Erki Pints (Peugeot) + 2m23,7s

Em destaque

Subir