Tecnologia

Dinossauros: Flatulência gerou 520 milhões de toneladas de gases por ano

dinossaurosUm estudo britânico indica que os dinossauros poderão ter contribuído para o aquecimento global, em virtude da sua… flatulência. Os gases produzidos massivamente geraram metano suficiente para provocar o efeito de estuda e o aquecimento global.

O Homem não é o único culpado do aquecimento global. Cientistas de Londres, Glasgow e John Moore defendem que a flatulência dos dinossauros levou a que se gerassem 520 milhões de toneladas de gases todos os anos. Foi criado metano em larga escala, responsável pelo efeito de estufa.

Esta pesquisa envolveu três universidades e consistiu num cálculo do metano produzido pela flatulência dos dinossauros, que dominaram o Planeta durante há milhões de anos. A elevada quantidade de gases produzidos pelos dinossauros será suficiente para ter colocado em causa o equilibro da Terra.

Aquele valor (520 milhões de toneladas de gases) são uma estimativa, que tem em conta a quantidade de dinossauros na Terra e o tempo em que viveram no Planeta Azul. Estabeleceu-se um paralelo com a quantidade de metano e chegou-se a um valor.

A produção de gases efeito de estufa por parte dos dinossauros terá contribuído para o aquecimento global, de acordo com a teoria destes cientistas envolvidos no estudo.

O metano provoca a absorção da radiação infravermelha do Sol, fixando-a na atmosfera, o que leva a uma subida da temperatura. Estima-se que a terra tenha aquecido cerca de 10 graus, na Era Mesozóica, em que os dinossauros imperavam.

Em destaque

Subir