Nas Notícias

Dinheiro doado por fiéis da Trofa cedido ao Hospital de São João

Os cerca de 80 mil euros que um padre angariou para obras em duas paróquias na Trofa foi doado ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, para a compra de material hospitalar.

Rui Alves, pároco em São Mamede e em São Romão, duas paróquias na vila do Coronado, adiantou que “a Igreja esteve sempre na linha da frente” na ajuda à sociedade, “ao contrário do que muito se diz e escreve”, como comentou em declarações à Lusa.

Em São Mamede do Coronado, tinham sido angariados 60 mil euros para as obras de reabilitação da residência paroquial.

Em São Romão do Coronado, foram arrecadados 20 mil euros para as requalificações da capela de S. Bartolomeu, do salão paroquial e de um parque.

São 80 mil euros que, em vez de pagar as obras nas paróquias, vão ajudar a combater a pandemia de covid-19.

“Este dinheiro foi angariado com cortejos, donativos individuais e cantar de janeiras, entre outras iniciativas. Esta ideia [da doação] surge pela urgência social que todos vivemos. As obras poderão ser realizadas mais à frente. Agora é o momento de salvarmos vidas humanas e essas não têm preço. Este dinheiro não é meu, é do meu povo que se confia a mim, e espero ser sempre digno dessa mesma confiança”, explicou o padre, de 36 anos.

Com a verba, o CHUSJ já encomendou 36 bombas de perfusão (instrumentos médicos eletrónicos para a administração intermitente ou contínua de fluidos, como medicação) e cinco estações (monitores), material que deve chegar “dentro de duas a três semanas”.

“A história que envolve esta doação, muito além da importância e da necessidade do material oferecido, sensibiliza imenso os profissionais do CHUSJ”, destacou esta entidade, num texto enviado à Lusa.

“Esta é hora de esquecermos o que nos possa desunir e de dar verdadeiramente as mãos. Já que o caminho vai ser longo, aprendamos o que este tempo nos está a ensinar e sejamos todos mais simples e mais humanos”, finalizou o padre Rui Alves.

Em destaque

Subir