Nas Notícias

Dina necessita de transplante urgente de pulmão

A cantora Dina necessita de um transplante urgente de pulmão e aguarda por um dador compatível.  “Há dias em que tenho medo… não é medo, é pena por não usufruir mais das coisas”, diz, em declarações à TV7 Dias.

Dina enfrenta a maior batalha da sua vida, aos 61 anos. A cantora que representou Portugal na Eurovisão aguarda por um transplante de pulmão e está à espera de um dador compatível.

A intervenção cirúrgica é “urgente” e tem como objetivo travar uma fibrose pulmonar galopante, diagnosticada em 2006.

Fibrose pulmonar é uma doença respiratória crónica, que se carateriza pela formação em excesso de tecido, o que provoca o alargamento das paredes dos tecidos pulmonares.

Provoca falta de ar, tosse seca e persistente, fadiga e perda de apetite, entre outros sintomas.

Quando os tratamentos não são bem sucedidos, e nos casos mais graves, os doentes devem fazer um transplante pulmonar.

É o caso de Dina, que estará já a respirar de forma assistida. Segundo aquela revista, só o transplante permitirá a cura.

“Há dias em que tenho medo… não é medo, é pena por não usufruir mais das coisas, das pessoas que eu gosto, dos belos vinhos tintos que já não vou beber”, afirmou, em declarações à TV7 Dias.

“Viver é muito bom, mas viver com qualidade é melhor ainda. Uma pessoa não pode estar sempre a pensar nisto, nem dramatizar”, realçou ainda.

Em destaque

Subir