Cultura

Dimensão da candidatura de Leiria a Capital da Cultura é “absolutamente inédita”

O coordenador do Conselho Estratégico da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 realçou hoje “a dimensão absolutamente inédita” do projeto, que junta 25 municípios de três comunidades intermunicipais.

No dia em que foi apresentada no Museu de Leiria a Rede Cultura 2027, que integra os municípios envolvidos na candidatura, João Bonifácio Serra afirmou estar “muito satisfeito” com a evolução do projeto.

“Esta é uma dimensão absolutamente inédita. Não apenas pelo número, mas pela natureza do que estes municípios assinaram hoje”, disse o antigo presidente da Guimarães 2012, sublinhando que a abrangência territorial “não tem paralelo em Portugal”.

Segundo o responsável pelo Conselho Estratégico, os municípios envolvidos “reconhecem que a cultura é um elemento de regeneração dos seus territórios”.

“Esse ponto é absolutamente inédito, porque coloca a questão da participação não como um objetivo a atingir, mas como um pressuposto já atingido”, referiu.

Relativamente a outras candidaturas, João Bonifácio Serra garante que a candidatura de Leiria “é a que mais tem feito neste processo, que mais tem construído ideias, que tem sabido juntar as forças e os meios para ser capaz de discutir com o júri internacional a sua validação”.

“Esta candidatura está suficientemente bem colocada para se dizer que é uma candidatura viável. É muito ambiciosa, porque não se limita a dizer que quer ser candidata: está a construir-se todos os dias no terreno, peça a peça, lentamente, mas com grande segurança e grande consenso, que atravessa toda a sociedade e todos este vastíssimo território”, que, frisou, “vai de Castanheira de Pera a Alenquer e chega a Ourém, Alcanena e Torres Novas”.

A candidatura de Leiria terá também o mérito de, no conjunto dos municípios, surgir no curto prazo com “um suporte, uma retaguarda à mobilidade artística, à criação artística e à dignificação do trabalho dos criadores, o que é muito importante nesta circunstância do país e da Europa”.

Hoje também foi anunciado que Entroncamento, Golegã e Óbidos podem vir a juntar-se ao projeto, tal como o Instituto Politécnico de Tomar.

“Se houver mais municípios que manifestem vontade de aderir, isso é vantajoso e significa o reconhecimento deste trabalho”, notou João Bonifácio Serra.

Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, classificou como “momento histórico” a assinatura do manifesto de candidatura pelas partes envolvidas.

“Vai permitir criar uma rede cultural com os agentes culturais de cada um dos concelhos. Em conjunto, vão ganhar uma força inestimável e vão ter a capacidade de poderem apresentar-se em todo o território, para que as pessoas conheçam, fiquem sensibilizadas e comecem a apoiar mais do que tem acontecido até aqui os agentes culturais de cada um dos concelhos”.

Segundo o autarca, a candidatura a Capital Europeia da Cultura “é a grande oportunidade para uma resposta coerente para o desafio que é o desenvolvimento do território”.

Em destaque

Subir