Nas Notícias

Dillie, a bebé veado que ajudou uma mulher a vencer um cancro

dillieDillie não é apenas um animal de estimação. Esta fêmea de veado, recolhida às portas da morte quando tinha horas de vida, ajudou a veterinária Melanie Butera a vencer um cancro. Dillie recuperou mais de metade da visão, tem um quarto próprio e uma webcam para se mostrar ao mundo.

Em 2004, a veterinária Melanie Butera foi chamada a atender uma urgência invulgar: uma cria de veado, com horas de vida, estava subnutrida, quase cega e tinha sido rejeitada pela própria mãe: estava condenada à morte.

Melanie Butera tomou conta do paciente com a ajuda do marido, Steve Heathman. Como a bebé, com três dias de vida, ficou apavorada ao entrar no estábulo, o casal levou Dillie para dentro de casa. Foi aí que Heathman a alimentou durante alguns dias, pingando leite de cabra para a língua da veado até que esta conseguisse beber do biberão.

Com o tempo, Dillie ganhou um quarto próprio e até acesso à internet. Uma webcam transmitia o dia a dia da cria e proporcionou momentos insólitos: quando Dillie foi picada por uma abelha, fugindo do quarto, Butera recebeu de imediato uma sms a perguntar pelo estado de saúde do animal. O remetente? Um astronauta que estava fora da Terra, na Estação Espacial Internacional!

A principal aventura de Dillie começou nesse mesmo ano de 2004: Melanie Butera ficou a saber que tinha cancro. A companhia e dedicação da veado foram fundamentais para a humana lutar contra a doença. “Cada dia é uma benção”, repetia a veterinária.

Os seguidores da página de Dillie rapidamente se interessaram pela vida de Butera, enviando mensagens de solidariedade. Diariamente, a mulher apontava as mensagens com maior simbolismo. “Ajudou-me a encontrar um sentido na vida”, explicou.

As melhorias foram conjuntas: Dillie recuperou mais de metade da visão e Butera derrotou o cancro. Em 2010, a mulher resolveu contar a história em livro, a que deu o nome de “Dillie: Love on Hooves” (‘amor em cascos’): “o livro mostra como pessoas tão diferentes que nunca iria conhecer entraram na minha vida por causa dela. Será o meu legado. Mesmo que não venda nenhuma cópia, prova que isto aconteceu”.

Só que, no final desse ano, o médico tinha más notícias para Butera. O cancro estava de volta. Melanie Butera continua a lutar contra a doença, com a ajuda de Dillie. A história destas duas guerreiras foi destacada pela edição de abril (nos EUA) da National Geographic.

Em destaque

Subir