Cultura

Digressão europeia dos U2 arranca em Berlim com fãs portugueses na expectativa

A banda irlandesa U2 dá hoje o primeiro concerto da digressão europeia “eXPERIENCE + iNNOCENCE”, com o arranque em Berlim de uma série de espetáculos que vai passar por várias cidades alemãs com portugueses a assistir.

David Caneira tentou Berlim e Lisboa, sem sucesso, mas acabou por garantir três entradas “em pouco mais de dez minutos” para a cidade onde vive, Hamburgo. “Tive sorte”, sublinha o português, a residir na Alemanha há duas décadas.

Foi também há 20 anos que assistiu ao primeiro vídeo dos U2 – com um primo – e, desde então, ouve-os “todos os dias”. Tem todos os discos, quase todos os DVD, várias t-shirts e uma aquisição recente: uma tatuagem na perna com “uma palavra escrita que Bono usou numa fita, na cabeça, que diz ‘coexist'”.

“Neste concerto vou pedir a minha namorada em casamento, e já estou a preparar algumas coisas, ainda não sei se vai ser antes ou durante”, confessa o português de 37 anos, que assume ser mais do que “um fã normal”. “Às vezes até acho que sou um bocadinho doente”, confessa entre risos.

O amor pelos U2 vai ainda mais longe: se tiver um filho, David já pensou nos nomes, gosta de Larry “que é o nome do baterista, ou então Adam”, como o baixista da banda irlandesa.

“Uma vez consegui vê-los, por acaso. Estava em Berlim sozinho, para ver um dos concertos. Andava a passear pela cidade, nas Portas de Brandeburgo, e eles estavam no Hotel Adlon. Vi lá muitos carros parados e a estrada fechada. Depois aproximei-me e vi que eram eles. O coração começou a bater mais rápido”, partilha David Caneira.

O concerto de U2 em Hamburgo, marcado para 04 de outubro, vai ser o sexto que já viu da banda, depois de três em Berlim, um em Colónia e outro em Hannover, sempre na Alemanha. Para a irmã, Ana Carina Caneira, é uma estreia.

“Como ouvia U2 quando era solteira e arranjei um bilhete em conta, que foi o meu irmão que comprou, decidi ir”, conta Ana Carina Caneira que pagou perto de 90 euros pelo bilhete, mas acrescenta que as colegas portuguesas “pagaram mais”.

O marido também queria ir, mas acabou por não conseguir entrada. Para o concerto, Ana Carina Caneira vai tentar levar uma bandeira portuguesa.

David Caneira não tem um alinhamento favorito para o concerto, em Hamburgo, porque gosta “das músicas todas”, pede apenas mais canções do álbum “Achtung Baby”, editado em 1991.

Depois de passarem por Berlim, Colónia e Paris, o U2 vão estar em Lisboa para dois concertos, a 16 e 17 de setembro. Voltam à Alemanha a 03 de outubro. Da digressão europeia fazem ainda parte cidades como Madrid, Copenhaga, Amesterdão, Milão, Manchester, Londres, Belfast e Dublim.

Em destaque

Subir