Nas Notícias

Dieta cetogénica pode ser “alternativa eficaz” à medicação em crianças com crises de epilepsia

dieta cetogenicaA dieta cetogénica pode ser “uma alternativa” mais saudável do que a medicação para crianças com epilepsia. Por anular a “sensação de fome”, os doentes ficam “mais calmos”, advoga Conceição Robalo, afirmando que um em cada quatro doentes fica “totalmente livre de crises epiléticas”.

A dieta cetogénica é defendida pela investigadora Conceição Robalo como “uma alternativa eficaz” aos fármacos no tratamento de crianças com epilepsia, em especial nas crises resistentes à medicação. Especialista do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), Conceição Robalo concordou com os trabalhos a nível internacional que demonstram que “um em cada quatro doentes fica totalmente livre de crises epiléticas”.

Por ser rica em gorduras e ter baixo teor de glícidos, a dieta cetogénica é “uma esperança para todas as crianças e familiares de crianças com epilepsia farmacorresistente”, pois ao anular a sensação de fome” permite que os doentes fiquem “mais calmos”. Esta “alternativa eficaz” pode criar uma “revolução no controlo das crises epiléticas”, evitando “a polimedicação e os efeitos secundários dos fármacos”, argumentou a investigadora.

A dieta cetogénica foi hoje defendida por uma empresa perante uma assembleia de profissionais de saúde, convidados para uma sessão cujo objetivo era “desmistificar a utilização” desta dieta. No caso da epilepsia, uma disfunção do sistema nervoso que em Portugal afeta entre 40 a 70 mil pessoas, a atenção ao escalão infantil é prioritária porque metade dos casos começa na infância.

Em destaque

Subir