O DIAP acredita que as máfias de Leste estão a usar Portugal para o tráfico de bebés, avança o Correio da Manhã. A hipótese tem por base a detenção de uma mulher, na Bélgica, suspeita de ter vendido um bebé com cerca de três meses nascido em Portugal.
O tráfico de bebés “chega a Portugal”, garante o Correio da Manhã. O jornal avança que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estão a investigar um caso de agosto de 2012, na sequência de uma detenção realizada na Bélgica.
A teoria de que há máfias de Leste a usar Portugal como plataforma numa rota internacional de venda de criança baseia-se na detenção de uma mulher, na Bélgica, que durante meses circulou com várias crianças. Essa mesma mulher esteve no Porto, no ano passado, com um menino com cerca de três anos.
De acordo com o CM, a mulher terá simulado uma doença para dar entrada num hospital e, à saída, terá registado a criança, que ganhou a nacionalidade portuguesa. Só que quando a mesma mulher abandonou o país não levava nenhum bebé ao colo, segundo as imagens registadas pelas câmaras de vigilância.
O jornal acrescenta ainda que o DIAP está a trocar informação com a polícia belga e que o SEF terá ouvido os dois médicos que trataram a mulher quando esta esteve no hospital.