Tecnologia

Diamantes: Antártida pode ter jazidas escondidas, dizem os geólogos

antartida 210pinguins antartida bigUma equipa de geólogos anunciou a descoberta de uma rocha rara na Antártida. O kimberlito é um mineral que costuma esconder no interior os cobiçados cristais. O continente está, para já, a salvo da indústria mineira devido aos acordos internacionais.

A Antártida pode esconder ‘icebergues de diamantes’, mas para já está a salvo de uma corrida aos cristais. Uma equipa de geólogos anunciou a descoberta de uma rocha rara que, no interior, pode esconder um cobiçado diamante. Trata-se do kimberlito, uma rocha que existe em todos os continentes e foi agora confirmada também na Antártida, nomeadamente nas montanhas mais a sul.

Os cientistas que recolheram as amostras de kimberlito salientaram, num artigo publicado na revista Nature Communications, que é dentro desta rocha que se encontram os diamantes. Os cristais são formados nas profundezas da Terra, sob temperaturas e pressão extremas, e só vêm para a superfície através de erupções vulcânicas: daí que seja dentro de rochas como o kimberlito que se encontram os diamantes.

A existência do minério, mesmo que em quantidade abundante, não significa que a Antártida contenha jazidas de diamantes. Há vários depósitos de kimberlito em várias regiões do mundo que nunca apresentaram vestígios de cristais, alertaram os cientistas. Contudo, as temperaturas extremas do continente podem ser favoráveis à formação dos cristais.

A ‘corrida aos diamantes’ é um cenário que se mantém afastado, pelo menos até ao final do próximo ano. Os acordos internacionais que regulam a exploração da Antártida proíbem qualquer extração de minério, salvo recolha de amostras para fins científicos.

Em destaque

Subir