Nas Notícias

Diabetes: Jogos ativos de computador ajudam a controlar níveis de glicose

wii fit 210wii fit bigUm estudo conduzido na Alemanha comprovou que jogar computador ajuda a controlar a diabetes, quando se trata de um jogo ativo. Usando uma Nintendo Wii Fit Plus, os voluntários apresentaram uma melhoria nos índices de glicose e uma redução do peso.

Uma das ‘imagens de marca’ do sedentarismo é jogar no computador, mas tal atividade até pode ser benéfica para quem tem diabetes – desde que o jogo em causa obrige a pessoa a movimentar-se. A conclusão foi obtida na Alemanha, após uma investigação que envolveu 220 diabéticos.

Ao praticarem um jogo que exigia movimento na Nintendo Wii Fit Plus, os pacientes com diabetes tipo 2 perderam peso e apresentaram um melhor controlo do nível de açúcar no sangue. A redução do peso e a diminuição dos níveis de glicose também foram registados pelo grupo de controlo.

O resumo da investigação foi publicado na revista BMC Endocrine Disorder, que cita alguns especialistas para contextualizar os resultados. A atividade física traz benefícios para a saúde, seja ou não praticada através de um jogo de computador. Uma pessoa ativa processa mais eficazmente a insulina e controla melhor o peso, realçaram os especialistas.

“Para tornar o exercício físico parte da rotina diária é importante encontrar uma maneira que funcione para a pessoa. Se for algo agradável, fica mais fácil para a pessoa manter-se ativa a longo prazo. Os jogos de computador que promovem um estilo de vida saudável podem ser uma maneira de alcançar isso”, complementou Richard Elliott.

De acordo com Stephan Martin, o investigador do Centro para Diabetes e Saúde da Alemanha que coordenou o estudo, os jogos de computador que exigem movimentos por parte do utilizador são apenas uma alternativa para que as pessoas possam manter-se fisicamente ativas.

Embora um terço dos voluntários tenha desistido de jogar a meio da investigação, os pacientes demonstraram uma melhoria significativa no HbA1c, uma medida de controle do açúcar no sangue.

Em destaque

Subir