Nas Notícias

Diabetes: Google trabalha em lentes de contacto que ‘olhem’ para a glicose

lentes glicose 210lentes glicoseA Google está a desenvolver o protótipo de uma lente de contacto que ‘deite os olhinhos’ à diabetes. O objetivo é que as lentes, equipadas com microchips, consigam medir os níveis de açúcar no sangue, evitando aos portadores de diabetes o teste com gotas de sangue.

A Google quer ajudar os portadores de diabetes a ‘deitarem um olho’ aos níveis de açúcar no sangue e desenvolveu um protótipo, que está em fase de testes, de uma lente de contacto inteligente. Dotada de microchips e antena, as lentes servirão para ‘ver’ os índices de glicose de uma lágrima a cada segundo, o que evitará o habitual teste de picar o dedo para medir o açúcar presente numa gota de sangue.

“Estamos em conversações com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla norte-americana), mas ainda há muito trabalho até conseguirmos transformar esta tecnologia num sistema que as pessoas possam utilizar”, adianta a empresa, em comunicado.

“A diabetes é uma doença crescente, que afeta uma em cada 19 pessoas no mundo. Mas ainda há quem não esteja familiarizado com a luta diária de muitas pessoas que enfrentam a doença e tentam manter os níveis de açúcar sob controlo. A alteração descontrolada do açúcar no sangue causa diversas complicações perigosas, algumas a curto prazo e outras a longo prazo, incluindo danos nos olhos, rins e coração”, salienta a Google.

O próximo objetivo do gigante da informática é encontrar parceiros que sejam “especialistas em levar produtos como este ao mercado”. As estimativas apontam para que o negócio de dispositivos de monitorização da glicose movimente cerca de 16 mil milhões de dólares por ano. Nas contas da Google, o protótipo necessitará de pelo menos mais cinco anos até ficar apto para comercialização.

“Num ambiente académico pode-se alcançar um certo nível, mas aqui na Google foi-nos dada toda a liberdade para investirmos neste projeto”, salientou o diretor da investigação, Brian Otis: “a coisa mais bonita é que estamos aproveitando toda a inovação na indústria de semicondutores, que teve como objetivo realizar celulares menores e mais poderosos”.

No futuro, as lentes de contacto ‘inteligentes’ poderão ter um LED incorporado para avisar, no próprio olho, quando os níveis de glicose descerem de certos níveis.

Em destaque

Subir