Nas Notícias

Diabetes em Portugal: Relatório da OCDE revela elevada taxa de prevalência

diabetesA OCDE coloca Portugal no terceiro posto da lista de países com maior taxa de prevalência da diabetes, com 9,7 por cento, o que contrasta com a média dos países daquela organização, que não supera os 6,5 pontos percentuais. Neste relatório divulgado ontem, que aponta a realidade em 2010, Portugal surge como terceiro país da OCDE com maior prevalência de diabetes – só o México e os Estados Unidos da América apresentam piores registos.

Portugal tem uma taxa de prevalência da diabetes elevada, de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que coloca o país na terceira posição, de uma lista de 33 países. Nos países da OCDE, segundo um estudo relativo a 2010, há 83 milhões de diabéticos, número que deverá crescer até aos 100 milhões.

Numa análise aos países europeus, estima-se que a diabetes implique um investimento de 90 mil milhões de euros. Mas a realidade, segundo a OCDE, vai piorar. Perspetiva-se que até 2030 o número de diabéticos aumente, de 83 milhões para 100 milhões de diabéticos.

Este aumento resulta dos maus hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis, ao que se associa o envelhecimento da população.

Os dados deste estudo da OCDE vão de encontro à realidade preocupante em Portugal: cerca de 9000 portugueses morrem, anualmente, devido à diabetes. Já os custos relacionados com a incapacidade para o trabalho atingem 336 milhões de euros.

As estimativas para a mortalidade relacionada com a diabetes representam 8,5 por cento da mortalidade total e 100 mil anos de vida perdidos devido à doença, segundo o estudo ‘Os Custos e Carga da Diabetes Mellitus Tipo 2 em Portugal’, apresentado recentemente (em vésperas do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro.

Por outro lado, estima-se que o custo médio das embalagens de medicamentos para a diabetes duplicou numa década, subindo de 9,7 milhões de euros em 2000 para 22,3 milhões de euros em 2010.

Este aumento representa um custo total direto dos medicamentos dispensados em ambulatório de 208,2 milhões de euros. A OCDE estima que Portugal invista cerca 1850 milhões de euros por ano a combater a diabetes, de acordo com este relatório.

Em destaque

Subir