Nas Notícias

Diabetes em Portugal: Faltam políticas, meios e médicos

Observatório Nacional de Diabetes revela que há cerca de 2000 diabéticos alvo de amputações, em virtude do pé diabético. Esta realidade poderia ser evitada, se fossem corrigidas lacunas graves, como falta de acompanhamento na área da nutrição e uma política preventiva. Há doentes que o são sem o saber e que apenas o descobrem quando já é tarde de mais…

A amputação é o primeiro capítulo de uma história que termina, muitas vezes, de forma trágica. Em 2009, morreram 4063 pessoas, em consequência da diabetes. Por outro lado, há uma média de cinco doentes que têm de amputar o pé.

Estes números preocupantes podem tornar-se alarmantes, uma vez que, segundo a Entidade Reguladora da Saúde, só um em cada quatro Centros de Saúde e um em cada três hospitais dispõem da consulta específica para o pé diabético (uma das mais graves complicações desta doença).

Há doentes que, no dia em que lhes é diagnosticada a doença, são imediatamente sujeitos a uma amputação. Outros que descobrem que padecem de diabetes após consultas que resultam de outras enfermidades. Cerca de 50 por cento não tem acompanhamento médico na área da nutrição. Pior: faltam nutricionistas em alguns agrupamentos de saúde.

A diabetes é a causa de seis em cada dez amputações não traumáticas realizadas em Portugal. O Observatório Nacional de Diabetes prevê que 44 por cento dos diabéticos não tenham a doença diagnosticada. Há quase um milhão de diabéticos em Portugal.

Em destaque

Subir