Nas Notícias

Diabetes Animal: 30 por cento dos gatos e 40 por cento dos cães são obesos

cao1Em Portugal, cerca de 30 por cento dos gatos e 40 por cento dos cães são obesos, um dos principais fatores de risco para a diabetes animal, números que surgem no mês em que se faz uma reflexão sobre a diabetes.

Tal como nos humanos, a diabetes animal é uma doença endócrina causada pela falta de produção de insulina pelo pâncreas. A identificação dos sinais clínicos mais frequentes é fundamental para uma intervenção precoce, que evita a doença grave e complicada.

São os clássicos ‘quatro P’: Poliúria, ou aumento da produção da urina; Polidipsia, ou sede exagerada; Polifagia, ou fome excessiva e perda de peso.

Estudos revelam que a diabetes animal tem tendência a aumentar exponencialmente, sendo mais comum em animais idosos, a partir dos 7 anos. Animais com excesso de peso, uma vida sedentária ou com outro tipo de problemas no pâncreas também estão mais propensos ao desenvolvimento desta doença.

O médico veterinário tem um papel fundamental no aconselhamento sobre os sinais e os fatores de risco da diabetes animal, no entanto, é papel dos donos estar atento ao animal de estimação e às condições que predispõem para a diabetes, como a obesidade.

“O diagnóstico da diabetes animal é simples”, explica o médico veterinário Daniel Almeida, que lembra ainda que “basta uma análise de sangue e urina para medir os valores da glicose”.

Em destaque

Subir