Mundo

Dia Mundial dos Vizinhos: Conhece o seu vizinho?

Este é o mote deste ano para as comemorações do Dia Mundial dos Vizinhos em Portugal. Os portugueses foram desafiados a ter um papel ativo na sociedade e a dar o primeiro passo: conhecer o seu vizinho. No dia 27 de maio, comemora-se a Festa dos Vizinhos.

Ao longo das duas últimas semanas no site www.vizinhos.eu e no Facebook, os portugueses foram confrontados com alguns desafios para que pudessem conhecer os seus vizinhos. Colocar um sorriso no hall, oferecer uma fatia de bolo são alguns exemplos.

Centenas de portugueses vão juntar-se agora pelo sétimo ano consecutivo ao Dia Mundial dos Vizinhos. Associam-se aos mais de nove milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo vão comemorar laços de amizade, solidariedade para com os seus vizinhos.

São muitas as localidades que quiseram associar-se a esta iniciativa de conhecer o vizinho do lado. “Porque o vizinho é mais do que a pessoa que mora ao nosso lado, pode ser uma ajuda, uma companhia, um amigo” afirma João Carvalhosa, coordenador nacional do evento.

Esperam-se mais de 21 500 portugueses a festejar na porta do prédio, no jardim, no hall, na rua, já que as festas vão acontecer de norte a sul do país, incluindo ilhas. As pessoas podem juntar-se ao fim do dia, trazer algo para comer e beber e abordar o vizinho para o conhecer…

As cidades e entidades que se inscreveram para comemorar o evento são: Junta de Santa Maria de Belém (Lisboa) Junta de Santo André (Santiago do Cacém), Junta de S. Francisco Xavier (Lisboa), Junta de Freguesia de Santo Estevão (Lisboa), Junta de Monteiras (Castro D’aire), Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Casal de Cambra – Amadora, Câmara de Vila Real de Santo António, Câmara da Amadora, Câmara de Coimbra, SocioHabitaFunchal e IH Madeira.

A ideia da Festa dos Vizinhos nasceu quando Atanase Périfan e um grupo de amigos em 1990 criaram a associação “Amigos de Paris” (Paris d’amis) no 17.º bairro da cidade francesa, de forma a aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento. Portugal estreia-se na participação do evento em 2005, juntando-se assim aos 15 países da União Europeia.

Dois anos depois, Portugal é convidado a organizar o evento a nível nacional, aumentando assim o número de cidades aderentes. Comemora-se assim pelo sexto ano esta festa, o quarto com organização portuguesa. Devido à sua expansão pelos diversos países, deixou a nomenclatura de Europeu e passou a Mundial.

Em destaque

Subir