Nas Notícias

Dia Mundial do Rim assinalado com sessão de esclarecimento em Gondomar

rinsA Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) vai assinalar o Dia Mundial do Rim com uma sessão de esclarecimento, no dia 16 de março, pelas 15h00, sobre a saúde dos rins. Embora seja dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Gondomar, a sessão é gratuita e está aberta a toda a população.

Josefina Santos, nefrologista do Hospital de Santo António do Porto, vai orientar uma palestra que tem como fim sensibilizar os participantes para a saúde dos rins, sobretudo para a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares, bem como educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes.

“Esta iniciativa tem como objetivo principal sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal”, explicou o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), Fernando Nolasco, lembrando que “a ausência de sintomas nos primeiros estádios da doença faz com que grande parte das pessoas desvalorize, ignore ou adie os cuidados a ter com a saúde dos seus rins”.

Daí que nesta sessão de esclarecimento sejam explicadas as vantagens de adotar atitudes mais saudáveis, nomeadamente a diminuição da ingestão de sal, o aumento da ingestão de água, uma alimentação mais equilibrada rica em fruta e vegetais e a prática de 30 minutos de exercício físico diário. Esta é apenas uma das muitas atividades que, durante este mês, a SPN irá promover em diversos locais.

Segundo os últimos dados, cerca de 800 mil pessoas sofrem de doença renal crónica em Portugal. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, quando já não tem possibilidade de recuperação.

 

Em destaque

Subir