Nas Notícias

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebrado com protocolos, prémios e conferências

deficiente mar Hoje, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, efeméride internacional promovida pelas ONU desde 1998. As comemorações oficiais, em Portugal, estão a cargo do Instituto Nacional de Reabilitação (INR), que apresenta um programa que prevê conferências, protocolos e distinções.

Está a ser celebrado no Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, o Dia das Pessoas com Deficiência, efeméride internacional que tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades, independentemente das limitações físicas do ser humano.

Do programa do INR destaca-se o ‘Concelho Mais Acessível’, distinção entregue ao município mais inclusivo, aquele que promove a acessibilidade, de forma mais eficaz, a pessoas com necessidades especiais.

Outro prémio a ser entregue vai distinguir a praia mais acessível. A distinção chama-se precisamente ‘Prémio Praia + Acessível’ e vai galardoar o espaço melhor preparado para os cidadãos com deficiência.

Neste dia 3 de dezembro, o Instituto Nacional de Reabilitação tem programada a assinatura de alguns protocolos, entre os quais um com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, que junta mais de uma centena de empresas,

Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social e PSP são outras entidades que irão celebrar protocolos com o INR.

No programa de celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaque ainda para uma conferência chamada ‘Desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia’, orientada pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A ACAPO – Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal, a Associação Portuguesa de Deficientes e a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes promovem nesta quarta-feira uma conferência de imprensa onde destacarão algumas informações sobre a sua realidade.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência será ainda assinalado na Assembleia da República, na sala do Senado, com apresentações de jovens da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade de Peniche e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha.

Realce ainda para a apresentação do programa SEMEAR – Terra de Oportunidades, do Banco de Informação de Pais para Pais e do ‘Inclusão para a Deficiência’, cuja finalidade é chamar à cidadania ativa jovens com necessidades especiais.

No Centro Cultural de Belém, serão entregues os prémios BPI Capacitar. Aquele banco irá doar 500 mil euros a 25 instituições privadas sem fins lucrativos que desenvolvam ações de apoio às pessoas com deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, efeméride promovida pelas ONU desde 1998, tem a finalidade desta data é promover uma maior compreensão relativamente aos assuntos relacionados com a deficiência.

Por outro lado, este 3 de dezembro pretende também mobilizar a sociedade civil e as entidades em torno na defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Entre estes direitos estão a integração das pessoas com deficiência, quer na vida política, social, económica e cultural.

Todos os anos, o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1982.

Além do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinala-se neste 3 de dezembro o Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica, criado pela Organização Mundial de Saúde.

Em destaque

Subir