Nas Notícias

Dia dos Namorados, dia de São Valentim

amor

Amado por uns, menosprezado por outros, evitado por tantos outros. Hoje é dia dos namorados, um dia especial para muitos casais, uma oportunidade de negócio para o comércio e tantas outras empresas.

Quem foi São Valentim?

O Imperador Cláudio II pretendia reunir um exército numeroso. O Imperador acreditava que se não houvesse casamentos na Roma Antiga, iria conseguir com que mais jovens se alistassem no seu exército, e como tal decidiu proibir o casamento. Valentim, um bispo romano continuou secretamente a realizar casamentos à revelia do Imperador. A prática destes casamentos secretos acabou por ser descoberta, e Valentim foi preso e condenado à morte. 

Durante a sua prisão muitas eram as jovens que visitavam o local onde Valentim estava preso deixando presentes, como flores ou chocolate, e muitas cartas com juras de amor. 

É durante o seu cárcere que a jovem cega Artérias consegue visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e a jovem recuperou a sua visão por milagre. Ambos trocaram cartas com juras de amor, nas quais Valentim assinava: “do teu Valentim”. Expressão que ainda hoje é usada.

Valentim acabou por ser decapitado no dia 14 de fevereiro de 270.

É uma história de amor que nos dias de hoje ainda poderia dar um filme. 14 de feveiro é sempre uma data assinalada por um casal, mas na verdade nos dias de hoje é também um grande negócio. Da troca de prendas simbólica ou não, passando pelo jantar, um filme ou uma saída romântica e em muitos casos uma visita ao hotel ou motel.

O filme deste ano está à vista de toda a gente, ninguém conseguiu escapar ao poderoso marketing de “50 de Sombras de Grey”. Um poderoso e até perigoso jogo de sedução a apelar ao bondage, vem substituir o romântico lamechas que temos assistido nos últimos anos. Na minha opinião mais pelo apelo ao desconhecido e a curiosidade, e em grande parte devido há enorme expectativa que se gerou à volta primeiro do livro, e agora do filme.

{loadposition inline}14 de fevereiro é acima de tudo uma data que nos lembra que devemos dar mais atenção à nossa ou nosso mais que tudo, já que muitas vezes a tendência, nos restantes dia do ano, é cair mais na rotina, e não viver tanto para o casal. Este é o dia do casal, dedicado inteiramente aos dois, gastando mais ou menos dinheiro, ou até nenhum façam a ambos o favor de o assinalar. A sedução e capacidade de surpreender a nossa cara metade devia estar presente 365 dias por ano, mas não esquecer este dia já é um começo.

Em destaque

Subir