Mundo

Dia dos Mortos assinalado pela Google para festejar… a vida

A Google dedica um doodle ao Dia dos Mortos, que no México se assinala a 2 de novembro. Trata-se de uma festa de origem indígena, que honra os defuntos e celebra a vida. É essa a mensagem que nos transmite esse doodle. “Uma das tradições mais emblemáticas da cultura mexicana toca a Google Arts & Culture, abrindo uma janela do México para o mundo”, assinala a Google. Veja o vídeo.

Um dia depois de Portugal o Dia dos Fiéis Defuntos e de alguns países assinalarem o Halloween, o México festeja o Dia dos Mortos. E um doodle assinala esse facto.

Trata-se de uma celebração que remonta aos tempos pré-colombianos, não só de homenagem aos mistérios da morte.

Os mexicanos fazem esta festa no dia 2 de novembro, um dia após quase todos os países do mundo. Nesta data, costumam lembrar os entes desaparecidos, com ofertas e homenagens.

A festa que a Google assinala com um doodle começa, no México, a 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis e o Dia de Todos os Santos, prolongando-se até 2 de novembro.

A dimensão desta festa atinge maiores proporções, quando comparada com outros países do mundo. De tal forma que a UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade.

Além do México, o Dia dos Mortos também é festejado noutros países da América Central e em algumas regiões dos EUA (onde existe uma grande comunidade mexicana).

A Google enfatiza esta festa com um doodle e não só. A Google Arts & Culture desenvolveu um projeto que consiste em dissecar esta que é uma das mais mágicas celebrações do México.

As origens desta celebração mexicana são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os Aztecas , os Maias e outros povos davam grande importância a este culto.

Apesar de se chamar ‘Dia dos Mortos’, consiste em festejar a vida dos ancestrais. De forma um pouco mórbida, é certo. Era costume conservar os crânios e exibi-los em rituais de festa da morte e do renascimento.

Segundo se crê, neste dia, os mortos regressam ao mundo dos vivos, para visitar os seus familiares. As festas são, por isso, muito animadas, com repastos, música e confeção dos bolos preferidos dos entes que partiram.

As caveiras estão sempre presentes no Dia dos Mortos, quer em representações artísticas, quer em doces criados para crianças.

Acredita-se que neste ‘Días de los Muertos’, os mortos recebem uma permissão divina para visitar família e amigos.

E é por essa razão que as casas são enfeitadas com flores, velas, incensos e outros ornamentos. As pessoas vestem-se com roupagens de esqueletos e colocam máscaras de caveiras.

“Partimos à exploração da morte para celebrar a vida. Uma das tradições mais emblemáticas da cultura mexicana toca a Google Arts & Culture, abrindo uma janela do México para o mundo”, assinala a Google.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir