Cultura

Dia de Portugal assinalado com Maratona de Leitura d’Os Lusíadas

No próximo dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o ator António Fonseca protagoniza uma Maratona de Leitura d’Os Lusíadas, numa iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal.

Neste dia em que se celebra a língua portuguesa e os seus cidadãos, será possível assistir online, no Youtube e Facebook do D. Maria II, a uma leitura integral e ininterrupta da obra essencial de Luís de Camões. Ao longo de cerca de 9 horas, António Fonseca lerá os 10 cantos que compõem Os Lusíadas, ao mesmo tempo que irá facultar algumas notas explicativas.

 “Comecei [a trabalhar n’Os Lusíadas] em junho de 2008. Verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto. Foi-se-me revelando uma grande história de vida, uma grande história da condição de ser humano, uma metáfora enorme da nossa condição de seres históricos, em qualquer sítio, em qualquer contexto cultural, em qualquer tempo”, refere António Fonseca.

“Os Lusíadas são também uma súmula do saber que resistiu ao tempo e que continua a resistir: os factos são históricos ou poético/históricos, mas as suas profundas motivações… são de todos os tempos. E a precisão, agudeza e, às vezes crueza, com que Camões as formula, embrulhadas nos processos poéticos… podem deixar-nos o resto da vida a meditar”, acrescenta.

A partir do Salão Nobre Ageas, do Teatro Nacional D. Maria II, António Fonseca dá voz à epopeia portuguesa por excelência, numa verdadeira maratona, que poderá ser vista online, de forma gratuita, ao longo de todo o dia.

O acesso faz-se diretamente nas redes sociais do D. Maria II ou a partir do site do Teatro.

A Maratona de Leitura terá início às 10h do dia 10 de junho, prolongando-se até perto das 19h. Posteriormente, ficará disponível na Sala Online do Teatro, espaço onde se encontram já vários espetáculos que passaram pelos palcos do D. Maria II nos últimos anos.

0Shares

Em destaque

Subir