Motores

Di Grassi vence em Nova York mas o título de Fórmula E vai para Vergne

Lucas di Grassi foi o vencedor da penúltima prova da Fórmula E, que este sábado se disputou no traçado urbano de Nova York. Mas o quinto lugar foi suficiente para Jean-Eric Vergne se sagrar campeão.

Para o francês da Techeetah conquistar virtualmente o título bastou o facto de ter terminado quarto lugar à frente do seu grande rival, Sam Bird, numa prova que ambos iniciaram fora do top dez.

A vitória de Di Grassi começou a ‘construir-se’ nas primeiras voltas, quando o brasileiro da Audi Sport Abt foi o mais rápido em pista e foi ‘trepando’ na classificação até chegar ao segundo posto. Depois, nas paragens nas boxes para trocar de carro, foi mais rápido do que o seu companheiro de equipa, Daniel Abt, que liderava a prova até esse momento.

A ultrapassagem do brasileiro alemão aconteceu logo a seguir, e Lucas di Grassi ‘voou’ para o triunfo e para a ‘dobradinha’ da Audi Sport Abt, que é agora a única equipa a poder lutar pelo cetro de equipas com a Techeetah na derradeira corrida da época, que tem lugar este domingo no traçado nova-iorquino.

No pódio final acompanhou Lucas di Grassi e Daniel Abt Sebastian Buemi, que chegou a liderar no começo da corrida, mas que viria a contentar-se com o terceiro posto.

Destaque ainda para Tom Dilman, que chamado para este último fim de semana para competir pela Venturi terminou num sensacional quarto posto, resistindo nas voltas finais à enorme pressão exercida por Vergne, autor de uma incrível recuperação de último para quinto.

Já António Félix terminou ‘à porta dos pontos’, na 11ª posição, depois de uma prova onde mais uma vez se debateu com um grande diferencial de velocidade de ponta do monolugar da equipa Andretti.

Classificação final

1º Lucas Di Grassi (Audi Sport Abt) 43 voltas

2º Daniel Abt (Audi Sport Abt) + 0,985s

3º Sebastien Buemi (Renault eDams) + 2,583s

4º Tom Dilman (Venturi) + 4,090s

5º Jean-Eric Vergne (Techeetah) + 4,679s

6º Nick Heidfeld (Mahindra) + 5,142s

7º André Lotterer (Techeetah) + 5,810s

8º Mro Engel (Venturi) + 6,312s

9º Sam Bird (DS Virgin) + 6,833s

10º Nicolas Prost (Renault eDams) + 8,389s

11º António Félix da Costa (Andretti) + 9,114s

 

Em destaque

Subir