Direção-Geral de Saúde (DGS) coloca distritos de Bragança e Vila Real sob alerta amarelo, nesta quinta-feira, devido ao calor. Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém aviso amarelo nos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real, apesar de uma ligeira quebra da temperatura.
O céu vai estar pouco nublado ou limpo e muito nublado por nuvens baixas no litoral oeste, nesta quinta-feira. O calor deu uma trégua em parte do território nacional, mas a Direção-Geral de Saúde (DGS) mantém alerta para os riscos de exposição solar. Na sua página na Internet, a DGS desaconselha a precauções, uma vez que o sol “pode produzir efeitos negativos na saúde”.
Por seu turno, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém aviso amarelo nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda, em virtude das temperaturas que se manterão altas.
De acordo com a previsão do IPMA, as temperaturas não devem ultrapassar os 29 graus em Lisboa e em Faro, bem como os 23 no Porto. No entanto, nas regiões do interior, as máximas mantêm-se elevadas, sobretudo em Bragança e Vila Real, com 34 e 36 graus. Nesse sentido, a Direção-Geral de Saúde emitiu um alerta de calor para estes distritos.
Relativamente a outras regiões do país, o termómetro deve subir aos 34 graus em Castelo do Branco, aos 33 em Évora e Beja 33, aos 32 em Portalegre e aos 31 na Guarda, nas ilhas, as temperaturas serão mais amenas, segundo o IPMA: 28 graus no Funchal, 23 em Ponta Delgada, 24 em Angra do Heroísmo e 25 graus em Santa Cruz das Flores.
Já as zonas montanhosas da Madeira e do Funchal apresentam-se sob aviso laranja, a partir das 5h00 de amanhã e até às 23h59 de sexta-feira.