Nas Notícias

DGS alerta para perigos da chuva de poeira em Portugal até sábado

alergiaAtravés de um comunicado, a Direção-Geral da Saúde aconselha a população a proteger-se desta chuva de areias do deserto. Trata-se de um fenómeno de “intensidade média” e que está a diminuir de intensidade, mas que requer alguns cuidados. As poeiras, provenientes do norte de Árica, vão afetar Portugal até sábado, segundo a DGS.

São partículas atmosféricas quase invisíveis, num fenómeno natural que cuja intensidade está a diminuir (até sábado, deverá dissipar-se). No entanto, a DGS emitiu um comunicado onde alerta para alguns cuidados que a população deve ter, para evitar efeitos das areias do deserto, provenientes do continente africano.

A população deve evitar esforços a céu aberto e procurar locais com qualidade de ar elevado (livres de tabaco e produtos abrasivos que possam provocar irritações). Os doentes com problemas respiratórios, bem como os idosos e as crianças, são mais suscetíveis.

Por outro lado, a DGS aconselha as pessoas com doenças crónicas a “procurar cuidados médicos”, no caso de ocorrerem agravamentos de sintomas, durante os próximos dias. A partir de sábado, a poeira existente na atmosfera deve atingir níveis inferiores.

Esta chuva de poeira do deserto – proveniente do Norte de África – está a atingir Portugal há alguns dias. Todo o território continental está a ser afetado pelo fenómeno meteorológico. São ventos que transportam para a Europa areias do deserto no norte de África. As areias são quase impercetíveis, mas podem sentir-se, com secura na garganta ou lágrimas.

A chuva suja surge numa altura em que a população mais suscetível de padecer de problemas respiratórios (asma ou alergias) enfrenta os elevados níveis de pólen, normais nesta época do ano. A partir de sábado, o ar volta ficar limpo.

Em destaque

Subir