Mundo

Dez membros do Estado Islâmico mortos pelas forças iraquianas em Mossul

As forças de segurança iraquianas mataram hoje 10 membros do grupo Estado Islâmico no sul da cidade de Mossul, no norte do Iraque, informaram fontes militares iraquianas.

O porta-voz do Comando das Operações Conjuntas iraquianas, Yahia Rasul, adiantou, em comunicado, que “a polícia de Nínive, com apoio aéreo da coligação internacional, levou a cabo uma operação contra os elementos terroristas do ‘Daesh'”, numa referência ao acrónimo em árabe usado pelo Estado Islâmico.

Segundo a mesma fonte, “10 elementos terroristas foram assassinados durante a operação levada a cabo na área de Al Mugar, no distrito de Shura, situado a 50 quilómetros a sul de Mossul”, não adiantando mais detalhes.

A cidade de Mossul era considerada como a capital do Estado Islâmico no Iraque e onde o líder do grupo, Abu Bakr al Bagdadi, autoproclamou o “califado” em 2014, e que se estendeu à Síria e Iraque.

Em julho de 2017, a cidade de Mossul, a segunda mais importante do Iraque, foi “libertada” pelas forças iraquianas e pela coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, que apoiava com cobertura aérea e unidades no terreno para assessorar as forças iraquianas.

Esta ofensiva militar, que durou quase nove meses, foi uma das mais sangrentas que o país viveu e deixou milhares de mortos e feridos, sobretudo em todo o oeste de Mossul, que ficou completamente devastado pelos bombardeamentos e ataques de ambas as partes.

Em destaque

Subir