Nas Notícias

Dez conselhos para utilizadores de lentes de contacto

Os utilizadores de lentes de contacto devem criar uma rotina diária de cuidados de limpeza e higiene, de forma a assegurar a saúde ocular e potenciar o conforto

Qualquer tipo de lente de contacto exige a criação de hábitos simples de higiene de forma a proteger os seus olhos e manter a qualidade e o conforto com as lentes de contacto.

Na franja da população com necessidade de correção visual em Portugal, o uso de lentes de contacto tem vindo a aumentar, pois estas garantem uma melhor visão periférica, um maior campo de visão, eliminam os pontos de pressão no nariz e nas orelhas e até influenciam a autoestima, uma vez que, com lentes de contacto, os olhos recuperam o seu destaque sem alterar a aparência natural.

No momento de eleger as lentes de contacto a utilizar, os utilizadores poderão optar por lentes de contacto diárias pois nestes casos basta colocar um par novo e limpo todas as manhãs e descartá-las à noite, não sendo assim necessária qualquer manutenção, limpeza ou desinfeção.

Para a generalidade dos utilizadores, o uso de lentes de contacto implica a sua manutenção cuidada e correta. Seja qual for o tipo de lentes de contacto usado, é imperativo conhecer alguns hábitos simples para proteger os olhos e manter a qualidade e o conforto das lentes de contacto.

Assim partilhamos 10 conselhos essenciais na manutenção das lentes de contacto:

  1. Lavar sempre as mãos: Antes de manusear, colocar ou retirar as lentes de contacto, as mãos devem estar bem lavadas com um sabão neutro que não contenha óleos, creme ou perfume e devem estar secas com uma toalha limpa.
  2. Evitar produtos que contenham aerossol: Evite utilizar produtos como laca para o cabelo antes de colocar as lentes de contacto, pois o aerossol pode causar irritação e ardor nos olhos.
  3. Consultar sempre um profissional da visão: Sempre que necessitar de substituir ou escolher um sistema de manutenção ou lentes de contacto novas, recorra ao seu profissional da visão para que este aconselhe o mais adequado.
  4. A maquilhagem deve ser feita depois de colocar as lentes de contacto: Da mesma forma, só se deverá desmaquilhar depois de retirar as lentes de contacto.
  5. Tenha sempre à mão um par de lentes de contacto suplente: Procure levar sempre consigo um par de lentes de contacto suplente, para o caso de perder alguma ou para situações inesperadas.
  6. Não utilize lentes de contacto fora do prazo: Verifique sempre o prazo de validade das suas lentes de contacto antes de colocá-las.
  7. Cumpra sempre o plano de substituição das suas lentes, definido pelo fabricante. Não utilize as suas lentes mais tempo do que o indicado pelo seu profissional da visão.
  8. Tenha sempre à mão um par de óculos de graduação recente: Para não sofrer qualquer constrangimento nos momentos em que não pode usar lentes de contacto.
  9. Cuidado a manipular produtos potencialmente causadores de irritação: Tenha cuidado ao utilizar cosméticos, loções, sabão, cremes ou desodorizantes que podem provocar irritações se entrarem em contacto com os olhos.
  10. Retire as lentes de contacto antes de se expor a algum tipo de vapor que possa causar irritações: Caso saiba que se vai expor a algum tipo de vapor irritante ou nocivo, retire as lentes de contacto primeiro para evitar incómodos.

A manutenção das lentes de contacto é essencial em todas as ocasiões em que coloca ou retira as lentes e deve seguir estritamente as instruções fornecidas pelo seu profissional da visão, para evitar qualquer risco para a saúde ocular.

Limpe e enxague sempre as suas lentes de contacto com a solução correta para eliminar a sujidade que se acumula durante o dia. A desinfeção das lentes de contacto destruirá os germes nocivos e garante uma utilização adequada

Em destaque

Subir