Fórmula 1

“Devemos assegurar-nos de que fazemos boas escolhas” diz o Presidente da FIA

Jean Todt, o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA) está ciente do enorme desafio que tem pela frente no retomar de atividade na atual situação de pandemia.

O dirigente francês diz que o automobilismo tem de ter uma atitude sensata, pois não é uma atividade essencial, muito embora estejam em causa muitos postos de trabalho e uma atividade económica que é muito importante para os países envolvidos.

“Não penso que a prioridade atual de um construtor (automóvel) seja assegurar uma continuidade na competição”, declarou Jean Todt numa entrevista à publicação especializada Auto Hebdo.

Ao mesmo periódico o presidente da FIA declarou estar “seguro que muitas equipas, fornecedores e construtores querem rever os seus programas. Poderão ser obrigados a parar. É por isso que devemos escutar toda a gente. Devemos ser humildes”.

“Mesmo se amamos o desporto automóvel ele não é essencial para a nossa sociedade. Devemos assegurar-nos de que fazemos boas escolhas e decisões sábias”, afirma Jean Todt.

Para o antigo diretor desportivo da Peugeot e da equipa Ferrari há que ter uma visão global para então tomar as opções necessárias para o desporto que tutela: “É necessário repensar a forma como competimos. Podemos falar potencialmente de uma abordagem que se enquadra na situação vivida na América após a grande depressão (anos de 1930)”.

Jean Todt também não tem dúvidas que um dos caminhos a seguir pelo automobilismo será uma redução de custos para tornar a modalidade sustentável, e que a modalidade tem um papel importante no seio do desporto”.

Assim o presidente da FIA defende uma análise muito profunda do que deve mudar para “reestabelecer um sentimento de normalidade, antes de tentar utilizar o dinheiro de patrocinadores e outros”, recordando que se deve “olhar para história do desporto automóvel, pois há lições a aprender”.

Em destaque

Subir