Tecnologia

Como se deve carregar a bateria do telemóvel? A ciência dá uma ajuda

Um dos dramas da vida moderna é a rapidez com que o telemóvel de que tanto dependemos fica sem bateria. Mas a culpa é nossa por não a carregarmos da forma mais eficaz, como demonstrou uma empresa de baterias.

Tudo começa por desmistificar um dos conceitos mais enraizados por parte dos utilizadores: é preferível deixar a carga aproximar-se do final e carregar tudo de uma vez.

De acordo com o site Battery University, gerido pela Cadex (a tal empresa de baterias), isto é o pior que se pode fazer a uma bateria!

Os estudos mais recentes demonstraram que as baterias de iões de lítio (Li-Ion) são sensíveis ao stress. E, como acontece com as pessoas, o excesso de stress pode levar ao esgotamento nervoso, perdão, funcional.

Os danos ocorrem principalmente durante o principal hábito da grande maioria dos utilizadores: deixar o telemóvel a carregar durante a noite.

De acordo com os estudos citados pela Cadex, as baterias não foram programadas para exceder os 100 por cento da carga.

Deixando o telemóvel a carregar durante horas, as baterias ficam em estado de alta tensão, sofrendo constantes picos de stress por terem de carregar o que já está carregado.

Quando a bateria chega aos 100 por cento, o carregamento tem de ser terminado de imediato.

“É como relaxar os músculos após um exercício extenuante”, explica o site: “Iria sentir-se mal se ficasse a treinar durante horas e horas sem parar”.

Segundo a Cadex, as baterias de Li-Ion nem sequer precisam de atingir os 100 por cento de carga, uma vez que “uma voltagem alta iria provocar stress” e desgastar os componentes químicos.

Qual é, então, o segredo para carregar a bateria do telemóvel?

O mais correto é ligar o telemóvel à corrente sempre que possível, mas por períodos curtos.

O ideal, diz o Battery University, é ligar assim que se gasta dez por cento da carga.

Também o pode carregar com limões, como mostra o vídeo abaixo publicado, mas se quer evitar acidentes o melhor mesmo é ligar o telemóvel à corrente elétrica da casa.

Em destaque

Subir