Nas Notícias

‘Fotógrafos’ de ouro até ofereciam prenda aos idosos para os tentar roubar

gnrMilitares da GNR de Viseu detiveram dois homens, com 21 e 45 anos de idade, que são suspeitos de burlar idosos. O esquema consistia em criar empatia com as vítimas, para conseguir convencê-los a deixar fotografar o ouro que tinham em casa, alegando que iriam abrir uma ourivesaria. Segundo o Núcleo de Investigação Criminal de Viseu da GNR, os idosos que desconfiavam eram agredidos.

Os militares da Guarda Nacional Republicana do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu procederam à detenção de dois suspeitos de burla, que alegadamente enganaram idosos, com quem criavam empatia, para conseguir entrar em casa das vítimas para fotografar o ouro que estas tinham.

Segundo adianta a agência Lusa, que cita fonte da GNR, os suspeitos de burla “abordavam os idosos alegando serem conhecidos de familiares, criando assim empatia com os mesmos”. Depois, pediam que lhes deixassem “fotografar o ouro que tivessem nas suas residências”.

Apresentavam o argumento de que “iam abrir uma ourivesaria”, sendo que lhes ofereciam, como prenda, um “rádio de baixo valor”.

De acordo com a Guarda Nacional Republicana, este método permitiu aos dois homens “efetuar burlas no valor de vários milhares de euros”.

Quando as vítimas suspeitavam de que estavam a ser enganadas, eram agredidas fisicamente pelos suspeitos, que residem em Moura.

No âmbito desta operação, a GNR apreendeu “dois brincos em ouro, uma viatura, dinheiro, um telemóvel e nove rádios”, adianta a Lusa.

Em destaque

Subir