Mundo

Detido um adolescente de 14 anos que planeava atentado a 25 de abril

Prisao_Cadreia_900x450

Foi detido pela polícia britânica, nesta segunda-feira, um adolescente que tinha planeado um atentado para o dia 25 de abril, em Melbourne, na Austrália, na data em que se comemora o Dia das Forças Armadas. O rapaz inspirou-se nos procedimentos do Estado Islâmico.

A polícia britânica revelou, nesta segunda-feira, que deteve um rapaz com 14 anos de idade, de Blackburn.

“O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar atos de terrorismo”, pode ler-se na mesma nota, citada pelo Jornal de Notícias.

O adolescente estaria a preparar um atentado, que ocorreria no próximo dia 25 de abril, em Melbourne, na Austrália, no Dia das Forças Armadas.

É suspeito de estar envolvido “na execução, planeamento ou prática de atos de terrorismo”, sendo que permanece sob custódia policial enquanto decorrem os interrogatórios, esclarece a polícia de Manchester, num comunicado divulgado hoje.

“O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar atos de terrorismo”, pode ler-se na mesma nota, citada pelo Jornal de Notícias.

Entretanto, as polícias inglesa e australiana estão a partilhar informação sobre este caso, que está relacionada com outras cinco detenções ocorridas no mesmo dia. Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 18 e 19 anos.

“Estamos a trabalhar de forma estreita com a polícia na Austrália e em Lancashire. Descobrimos uma comunicação entre uma pessoa no noroeste de Inglaterra e um homem na Austrália, sobre o que cremos é uma ameaça terrorista credível”, esclarece ainda a polícia, que, no entanto, não fornece mais dados sobre a investigação.

O rapaz inspirou-se nos procedimentos do Estado Islâmico, segundo suspeitam as autoridades inglesas, que aproveitaram esta comunicação para tranquilizar a população local.

A ação concertada de terrorismo que foi detetada não teria previsto qualquer ataque em solo britânico.

 

Em destaque

Subir