Nas Notícias

Detido em Badajoz um pedófilo português que estava fugido há 15 anos

Um cidadão português, procurado pelas autoridades portuguesas por abusos sexuais de uma menor, foi detido em Badajoz, onde vivia sob identidade falsa há 15 anos, informou hoje a Guarda Civil espanhola.

A sua intenção de trocar a carta de condução portuguesa por um certificado espanhol mediante documentação falsa permitiu aos agentes espanhóis saber que o homem era procurado pela justiça portuguesa, adiantou uma nota da Guarda Civil.

O cidadão português encontrava-se fugido no país vizinho desde 2002, ano em que as autoridades portuguesas emitiram um mandado de detenção europeu (MDE) com base numa condenação a pena de prisão por abuso sexual de uma menor.

Em janeiro, a Guarda Civil obteve informação de uma eventual ação fraudulenta de uma pessoa de nacionalidade portuguesa que residia em Badajoz e que pretendia alterar a carta de condução, detetando “indícios de falsidade” tanto no título de condução português como no bilhete de identidade.

A Guarda Civil, em colaboração com as autoridades portuguesas, pode determinar que o homem vivia em Badajoz há 15 anos com uma identidade falsa usando diferentes documentos oficiais falsos.

Depois de ter sido detido a 18 de fevereiro, foi possível atestar que o homem se encontrava em fuga desde 2002 depois de uma condenação de três anos e oito meses de prisão por abuso sexual a uma menor.

O detido deverá responder ao juiz de instrução de Badajoz pelos delitos de falsidade documental.

Em destaque

Subir