Nas Notícias

Detidas 433 pessoas durante os 45 dias de estado de emergência

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considera que uma média diária “inferior a 10 casos por dia” representa “uma grande vitória da sociedade portuguesa”.

Durante os 45 dias de estado de emergências, foram feitas 433 detenções, o que representa uma média inferior a 10 detidos por dia.

Na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde o titular da pasta da Administração Interna foi ouvido, nesta terça-feira, este número é positivo.

“Menos de 10 detenções por dia dá-nos a dimensão exatamente quase irrisória daquilo que foi e grande vitória da sociedade portuguesa. Houve uma opção clara em não confundir estado de emergência com estado policial, as orientações estratégicas e de comando adaptados por cada uma das forças de segurança levaram exatamente a privilegiar uma intervenção pedagógica e uma intervenção de sensibilização”, realçou.

Para Eduardo Cabrita, verificou-se uma perceção, por parte dos portugueses, da necessidade das regras impostas e a noção de que não esteve em causa uma “suspensão da Democracia”, ou “a eliminação de liberdades”.

As detenções foram motivadas por desrespeito de regras de confinamento obrigatório, resistência, por agressão a polícias e atropelos à lei na abertura de estabelecimentos.

Portugal esteve em estado de emergência desde o dia 19 de março e até ao dia 2 de maio, passando, entretanto, para o estado de calamidade, em virtude da pandemia de covid-19.

Em destaque

Subir