Mundo

“Determinado a viver”, Gorbachev recebe alta e deixa o hospital

gorbachovMikhail Gorbachev já não está hospitalizado. A grande figura da ‘Perestroika’, de 83 anos, estava internada no Hospital de Moscovo, na Rússia, e chegou a ficar “ligado a um monitor”. Como se manteve “determinado a viver”, melhorou e já recebeu alta médica.

Mikhail Gorbachev emitiu hoje um comunicado, horas depois de revelar que estava internado, a esclarecer que recebeu alta médica.

“Sinto-me melhor hoje”, justificou o político que liderou a ‘Perestroika’ (a reestruturação da antiga União Soviética), acrescentando: “os médicos acharam que podia ter alta médica”.

De acordo com o mesmo texto, enviado pelo antigo líder soviético à agência Interfax, Gorbachev já deixou o Hospital Central Clínico de Moscovo, onde deu entrada ontem.

“A minha condição nos últimos sete dias era tolerável, mas hoje [ontem] estou no hospital”, revelava o paciente de 83 anos, num comunicado citado pela agência Ria-Novosti.

“O meu estado de saúde deteriorou-se. Estou ligado a um monitor, cheio de fios”, pormenorizou Gorbachev, garantindo estar “determinado a lutar e a viver”.

Desde 2011, ano em que foi operado à coluna, na Alemanha, que o ‘pai’ da abertura e queda do império soviético se encontra cada vez mais debilitado, segundo a comunicação social russa.

No ano passado, Mikhail Gorbachev esteve internado em duas ocasiões, uma das quais coincidiu com as cerimónias fúnebres de Margaret Thatcher, pelo que o antigo líder soviético não pode comparecer na despedida da antiga ‘dama de ferro’ britânica.

Nos últimos anos, o político que dirigiu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas entre março de 1985 e 25 de dezembro de 1991 tem-se dedicado a participar em colóquios e conferências.

Distinguido com o prémio Nobel da Paz em 1990, Mikhail Gorbachev preside também a uma fundação, com sede na Rússia, vocacionada para programas de educação e de assistência social.

Em destaque

Subir