Nas Notícias

Desvendado o mistério: Saiba quem são autores de ‘Os Truques da Imprensa Portuguesa’

Depois da polémica publicação por engano, que acabou por levantar o véu sobre um dos autores da página ‘Os Truques da Imprensa Portuguesa’, os autores deste projeto saem do anonimato. Saiba quem são.

Começaram por ser um pequeno espaço no Facebook, com o objetivo de denunciar o que consideravam ser a falta de isenção da imprensa, que, no entendimento dos autores, “intervinha intencionalmente na agenda mediática em Portugal”.

Escreviam sob anonimato, até que uma publicação por engano denunciou um dos autores. Surgiu uma polémica, que leva a um novo capítulo: os autores da página colocam um ponto final nesse anonimato e apresentam-se.

Numa entrevista ao Jornal Económico, fica desvendado o mistério: Pedro Bragança, arquiteto, e João Marecos, advogado, são os criadores de ‘Os Truques da Imprensa Portuguesa’.

“Não éramos nada mais que nós, anónimos sob qualquer perspetiva, a escrever o que queríamos para um pequeno grupo de pessoas, como qualquer pessoa que nos lê o pode fazer”, dizem.

A página cresceu e ganhou força, nas redes sociais, mas, sobretudo, nos meandros da política.

“Com esse processo de evolução, fomos pensando e expondo na página os princípios a que aderíamos, o propósito que assumíamos, enfim: fomos criando as normas que guiam o nosso, agora sim, projeto”, explicam, em declarações ao Económico.

Agora que o anonimato chega ao fim e que ‘Os Truques’ são olhados com outros olhos, abre-se um novo capítulo.

Os fundadores desta página entendem que este “é o maior agregador de crítica de imprensa em Portugal”.

“Construímos e oferecemos pontos de vista, que são os nossos, necessariamente enquadrados pela nossa realidade, necessariamente subjetivos, e que podem ser aceites ou rejeitadas por quem os lê”, concluem.

Em destaque

Subir