Economia

Desvalorização do ouro nos mercados: Onça cai para mínimos de 2010

ouro joiasHá mais de dois anos e meio que o ouro não valia tão pouco nos mercados – 1287 dólares a onça – variação que resulta da intenção da Reserva Federal norte-americana em reduzir os estímulos no curto prazo. Desde setembro de 2010 que aquela matéria-prima não baixava a barreira dos 1300 dólares a onça.

O ouro caiu para mínimos de 2010, o que sucede em resultado da redução de estímulos à economia norte-americana, por decisão da Reserva Federal dos EUA. A onça de ouro valia hoje 1287,91 dólares, valor mais reduzido dos últimos 30 meses

Em declarações reproduzidas pela France Presse, Michael Hewson, analista económico, realça que “o ouro entra num território precário, depois das declarações da Reserva Federal”.

Aquela matéria-prima, lembra Hewson, foi o “refúgio preferido” dos investidores, nos últimos anos, em virtude da instabilidade financeira.

Ben Bernanke, presidente da Fed, revelou ontem que a Reserva pretende reduzir o apoio monetário à economia norte-americana, diminuindo as injeções de capital, que atingem 85 milhões de dólares por mês. Essa decisão está tomada e vai começar a verificar-se já a partir de 2013. Em 2014, esse apoio vai acabar. Este anúncio de Ben Bernanke provocou uma reação negativa dos mercados bolsistas.

Em destaque

Subir