Desporto

Destino traçado: Benfica despede-se da Europa sem glória

liga dos campeoes 2 O destino está traçado: o Benfica ficou ontem fora das competições europeias, depois de uma derrota (1-0) diante do Zenit de Vilas-Boas. O Mónaco venceu em Leverkusen, pelo mesmo resultado, o que impede a equipa de Jorge Jesus de sair do último lugar do grupo C, mesmo que vença na derradeira jornada, diante dos alemães.

O Benfica poderia ontem ter-se colocado em posição privilegiada para promover um assalto ao primeiro lugar, na última jornada da Liga dos Campeões.

Em caso de vitória na Rússia, a equipa encarnada deixaria o Zenit fora da corrida e ameaçaria o Mónaco e o Bayer Leverkusen, na derradeira jornada.

Mas quis o destino que ocorresse o inverso e do sonho da permanência na Champions o Benfica passou ao pesadelo da eliminação das provas europeias – a Liga Europa já não está ao alcance do campeão português, na pior prestação europeia do Benfica treinado por Jorge Jesus.

Por ironia do destino, o Benfica cai por culpa de dois treinadores portugueses – Leonardo Jardim e André Villas-Boas – e também por culpa de um português: Danny apontou o golo que derrotou o conjunto português, ontem.

Na mesma Liga dos Campeões, FC Porto e Sporting têm mais motivos para sorrir. Os dragões já garantiram o primeiro lugar, com uma vitória diante do Bate.

Fabulosa campanha portista nesta fase de grupos, com Lopetegui a estabilizar a equipa e a resolver os problemas que poderiam colocar em perigo o seu próprio futuro.

Já o Sporting tem por dado adquirido a Liga Europa, no pior dos cenários, sendo que a qualificação para os oitavos da Champions não é utópica. Tudo por culpa de uma vitória diante do Maribor, assente na classe de Nani.

Em destaque

Subir