Mundo

“Desrespeitámos a natureza e trouxemos para nós mesmos a tragédia da pandemia”

A primatóloga britânica Jane Goodall, de 86 anos, responsabilizou o ser humano pela “tragédia da pandemia” de covid-19, só possível devido ao “desrespeito pela natureza”.

Famosa pelo estudo do comportamento dos chimpanzés nos últimos 60 anos, Jane Goodall explicou, em entrevista ao El País que integra o documentário ‘O Começo da Vida 2: Lá Fora’, da autoria da Netflix.

“É uma doença zoonótica, em que o vírus saltou de um animal para um humano”, salientou.

“As pessoas criaram condições para que isso fosse mais fácil, destruindo o meio ambiente e colocando os animais selvagens em contacto próximo com as pessoas, comendo-os, traficando-os, invadindo o seu habitat, vendendo-as nos mercados de carne de animais selvagens africanos. Nestas situações, é fácil a transmissão de uma doença”, reforçou a conhecida primatóloga.

“É importante percebermos o que fizemos de errado. Desrespeitámos a natureza”, insistiu Jane Goodall, agora em entrevista à Veja, que também consta do documentário.

“Enquanto destruímos o mundo natural, aproximamo-nos dos animais e novas doenças podem surgir. As espécies perdem o seu habitat e fica mais fácil para um vírus ou uma bactéria infetar um humano”, concluiu.

Em destaque

Subir