Desporto

Desportivo das Aves conquista a Taça de Portugal

O Desportivo das Aves conquistou a primeira Taça de Portugal da sua história ao vencer o Sporting, por 2-1, no Estádio do Jamor. Veja os golos.

Apoiados por milhares de adeptos após uma semana de tensão, os jogadores do Sporting entraram no Estádio do Jamor decididos a conquistar o troféu.

Rui Patrício foi colocado à prova nos instantes iniciais, ao travar um remate com uma defesa apertada. Do outro lado do campo foi Gelson Martins que, em boa posição, não conseguiu bater o experiente Quim em duas ocasiões.

Como a gíria do futebol diz que ‘quem não marca sofre’, foi mesmo o Desportivo das Aves a chegar ao golo, aos 16 minutos. Após uma transição rápida, Alexandre Guedes surge sozinho, ao segundo poste, para cabecear para o fundo das redes.

Apesar dos erros defensivos das duas equipas, nenhum dos conjuntos conseguiu criar verdadeiramente perigo até ao apito para o descanso – apenas alguns remates de ambas as partes, mas com defesas fáceis por parte dos guarda-redes.

A etapa complementar mostrou um Sporting mais forte, a dar o primeiro sinal logo aos 52 minutos, com Bas Dost a rematar por cima.

Quim foi novamente poste à prova aos 58 minutos, num livre cobrado por Mathieu. Do outro lado, Vítor Gomes respondeu com um grande remate de meia distância, mas que saiu por cima da baliza de Rui Patrício.

O encontro entro num ritmo mais intenso e partido, com lances de perigo perto da baliza do Desportivo das Aves. Bruno Fernandes colocou o guarda-redes em sentido com dois livres muito perigosos.

Contra a corrente do jogo, o Aves chegou ao segundo golo. Após uma recuperação de bola, Alexandre Guedes é lançado em profundidade e, no um para um contra Coates, venceu o central e encostou para as redes.

O Sporting perdeu uma soberana de reentrar na partida aos 79 minutos, quando Bas Dost, de baliza completamente aberta, acertou na trave.

Depois do avançado holandês, os ‘leões’ conseguiram mesmo reduzir a cinco minutos do final, com um excelente golo de Montero.

Até final, apesar da pressão do Sporting, o Aves conseguiu aguentar e defender a vantagem.

Veja os golos do encontro.

Em destaque

Subir