Nas Notícias

“Despensa-se”. A iniciativa solidária de Vila do Conde que conquistou as redes sociais

Chama-se “Despensa-se” e não tem qualquer erro ortográfico. É um jogo de palavras entre a despensa e o que se dispensa. Consiste num depósito de bens que se enche com a generosidade e se esvazia com as carências.

“Despensa-se. Se precisas tira, se podes dá”.

O slogan da iniciativa é tão curto como perspicaz. Em poucas palavras, resume-se o conceito desta ação solidária que conquistou o coração dos locais e se disseminou pelo país, graças à força das redes sociais.

“A primeira despensa comunitária de Vila do Conde está situada no nosso Jardim da Junta de Freguesia e tem como objectivo dar resposta às necessidades de quem mais necessita, sem preconceitos ou juízos de valor”, assinala a autarquia.

Quem quiser contribuir, só terá de depositar bens alimentícios na despensa (um armário com portas de vidro), instalada em frente ao edifício da autarquia. Quem precisar, só tem de abrir as portas e levar o que fizer falta.

A Junta de Freguesia de Vila do Conde prova a eficácia do poder de proximidade e dá sinais de competência, ao chamar os cidadãos a envolverem-se na comunidade.

despensase_900

Em destaque

Subir