Nas Notícias

Despedimento coletivo cresce 53 por cento em 11 meses

despedimentoO número de empresas que recorreu ao despedimentos coletivo aumentou 53 por cento, entre janeiro e novembro de 2011. Há, por isso, mais seis por cento de trabalhadores despedidos ao abrigo deste mecanismo, usado, sobretudo, pelas pequenas empresas, que tentam assim sobreviver às dificuldades que enfrentam.

Desde 2006 (data da entrada em vigor da lei que passou a limitar as rescisões amigáveis), o despedimento coletivo passou a ser o procedimento privilegiado por parte das empresas, para a redução do quadro de profissionais.

As empresas tentam, assim, evitar o fecho de portas, perante dificuldades que já sentem e as que se avizinham. Aquelas que enfrentarem risco de insolvência passam a ter 90 dias para negociar com os credores. O novo código de insolvências foi aprovado em Conselho de Ministros.

O Governo tenta travar as insolvências, com este mecanismo que tenta criar um acordo entre as duas partes: empresas e credores. A proposta vai seguir agora para discussão na Assembleia da República.

Em destaque

Subir