Insólito

Gerente do Lidl despedido por trabalhar a mais sem picar ponto

Um gerente de uma loja do Lidl, em Barcelona, foi despedido pela cadeia de supermercados alemã, por trabalhar horas a mais sem picar o ponto. Jean P. começava a trabalhar antes do que deveria e incentivava os colegas a fazer o mesmo, segundo conta o El País.

Funcionário do Lidl há 12 anos, Jean tinha um hábito que qualquer patrão elogiaria: chegava ao local de trabalho antes da hora a que estava contratualmente obrigado.

Antes de picar o ponto, por vezes às 5h00, já esta a repor produtos e a organizar a loja.

E não, esta não é a versão do trabalhador. É a própria cadeia que o admite, comprovando a versão através de imagens de videovigilância.

E por que razão Jean P. recebeu ordem de despedimento por ser tão empenhado? O El País teve acesso à carta de despedimento e explica.

Uma das regras mais importantes do Lidl é “pagar cada minuto de trabalho”. E  “cada minuto tem de ficar registado”.

Por outro lado, Jean P. desrespeitou outra norma que a cadeia de supermercados não permite: trabalhou muitas horas sozinho, o que colocou em perigo a sua segurança.

Ao mesmo tempo, este gerente de loja incentivava os restantes funcionários a fazer o mesmo. Estes não gostavam desse incentivo e decidiram denunciá-lo.

A partir daqui, deu-se inicio a uma investigação que terminou com o despedimento do gerente, por justa causa, devido a “incumprimentos graves”.

Jean recorreu aos tribunais e exige ser reintegrado no seu posto de trabalho. Acusa a empresa de “hipocrisia” e garante que foi sujeito a “pressões” para atingir metas de vendas.

E só para poder atingir essas metas entrava antes da hora e trabalhava mais do que lhe era exigido e pago.

O advogado do travalhador, Juan Guerra, admite que Jean P. tenha violado regras, mas, se o fez, foi para “beneficiar a empresa”.

Certo é que foi despedido por trabalhar de borla (antes de picar o ponto) e em excesso. Caraterísticas que algumas empresas admiram nos seus funcionários…

Em destaque

Subir