Mundo

Desmantelada rede de cibercrime que roubou mais de 100 milhões de dólares em vários países

Uma operação internacional coordenada pela Europol desmantelou uma rede criminosa mundial que usava um programa malicioso (‘malware’) com o qual conseguiu roubar 100 milhões de dólares a 41 mil vítimas, sobretudo empresas e bancos em vários países.

Numa conferência de imprensa em Haia, na Holanda, autoridades de seis países disseram que cerca de uma dezena de suspeitos foram detidos nos Estados Unidos, suspeitos de usar o programa ‘GozNym’ para roubar dinheiro a clientes individuais, empresas e bancos.

De acordo com a Europol, trata-se de uma “rede complexa, operacional e organizada” a nível mundial que, após conseguir acesso aos sistemas de computadores das vítimas, os infetou com o ‘malware’ para obter dados da banca que lhes permitisse aceder às contas bancárias e obter dinheiro.

Os ladrões conseguiam transferir o dinheiro e branquear esses fundos utilizando contas bancárias de beneficiários estrangeiros, em muitos casos norte-americanos, controlados pelos detidos, adiantou a agência de polícia europeia.

Os suspeitos que “atuavam de forma coordenada e organizada” em vários países, entre eles a Geórgia, a Moldávia, a Ucrânia e países da União Europeia (UE), nos quais já foram iniciados processos crime contra dezenas de detidos, com o apoio da Eurojust, a agência de cooperação judicial da UE.

Os operacionais ofereciam os seus serviços em diferentes foros clandestinos, em russo, o que chamou a atenção das autoridades, que começaram em novembro de 2016 uma operação liderada no início pela Alemanha e pela Ucrânia e que culminou com o desmantelamento da rede.

Em destaque

Subir