Cultura

Desertam atores cubanos de filme sobre jovens que querem deixar Cuba

atores_cubanosAtores cubanos, protagonistas do filme ‘Uma Noite’, que conta a experiência de jovens que pretendem deixar Cuba, desertaram, logo depois de o avião em que seguiam ter aterrado em Miami (EUA). Anailín de la Torre e Javier Núñez Florian, de 20 anos, que iam participar no Festival de Tribeca, abandonaram a ficção e decidiram transportar a película para a vida real.

Não é caso único, mas esta deserção suscita curiosidade, porque os dois jovens atores cubanos participavam precisamente num filme com um argumento sobre jovens que desejam abandonar Cuba.

Anailín de la Rua de la Torre e Javier Núñez Florian, que contam 20 anos, iriam participar no Festival de Tribeca, em Miami, EUA. Assim que o avião em que seguiam pousou no aeroporto norte-americano, os dois atores escaparam.

O filme estreou, numa sala de cinema em Nova Iorque, mas a estreia contou apenas com a presença de um dos três protagonistas que viajaram para os EUA, em representação do elenco. Anailín e Javier não regressam a Cuba, aproveitando a sua primeira experiência cinematográfica para desertar.

Nesta altura, o paradeiro dos dois jovens atores é desconhecido. O terceiro ator presente na apresentação de ‘Uma Noite’ revelou que pretende regressar ao seu país e que nunca teve intenção de desertar, nesta viagem a solo norte-americano.

O filme ‘Uma Noite’, da cineasta Lucy Mulloy, resulta de uma coprodução de Cuba, EUA e Inglaterra. Narra o sentimento de jovens que olham o futuro e sentem que a oportunidade está fora de Cuba. Os dois atores participaram na película com esse sentimento e deixaram a ficção para viver a mesma realidade.

Em destaque

Subir