Economia

Desemprego: Taxa volta a aumentar e Portugal, já é o terceiro pior da OCDE

desemprego3Portugal já apresenta a terceira maior taxa de desemprego (16,3 por cento, em outubro) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Média da OCDE, nos oito por cento, está abaixo da metade dos números que se verificam em Portugal.

O desemprego em Portugal subiu para 16,3 por cento, de acordo com números relativos a outubro, divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Este aumento assinalado em Portugal coloca o país no terceiro lugar da lista de países desta organização, sendo que a média do desemprego na OCDE (oito por cento) está abaixo da metade do que se verifica em Portugal.

Mas não é só a economia portuguesa que não consegue combater o desemprego. A taxa média da OCDE também aumentou, assim como a média da União Europeia (agora nos 10,7 por cento) e do conjunto de 17 países que partilham a moeda única (11,7 por cento).

A subida do desemprego é um fenómeno mundial, com mais expressão na União Europeia, na Zona Euro e em Portugal.

Nesta lista negra, Espanha continua a liderar, com uma taxa de 26,2 por cento. A Grécia, que fornece apenas dados de julho, permanece no segundo lugar, com 25,4 por cento de população ativa inscrita em centros de emprego. Portugal fecha o pódio, com 16,3 pontos percentuais.

Os números divulgados hoje pela OCDE apontam ainda uma estimativa de 39,1 por cento de jovens portugueses sem emprego, o que constitui uma subida de 0,1 por cento. Espanha tem 56 por cento dos jovens desempregados, número semelhante aos 57 por cento da Grécia.

Em destaque

Subir