Economia

Desemprego: Taxa média do ano passado atingiu os 16,3 pontos percentuais

desemprego 6desempregoDados do Eurostat indicam que a taxa média de desemprego de 2013, em Portugal, atingiu os 16,3 por cento. Os números, divulgados nesta terça-feira, revelam que Lisboa é a cidade com mais desempregados, apresentando uma taxa de 18,5 pontos percentuais. A Madeira também está acima da média, com 18,3 por cento.

Segundo adianta o Eurostat, nesta terça-feira, o desemprego em Portugal teve uma taxa média de 16,3 por cento, no ano passado, com Lisboa e a Madeira a apresentarem valores acima desta média nacional.

Na região de Lisboa, em 2013, verificou-se uma taxa média de 18,5 pontos percentuais, enquanto na Madeira o valor é muito semelhante: 18,3 por cento. Também na zona norte do País há mais população ativa desempregada do que a média nacional, com 17,2 pontos.

Destaque ainda para os números da região centro de Portugal, que apresentam uma taxa média muito inferior à nacional, de 11,7 por cento, segundo aquele gabinete de estatística da União Europeia.

Fora das fronteiras de Portugal, Andaluzia, Ceuta, Melilla, Canárias e Estremadura são as regiões onde a taxa de desemprego média é superior, variando entre os 33,7 e os 35,6 por cento. Friburgo, na Alemanha, e Salzburgo, na Áustria, apresentam os valores mais baixos da União Europeia.

Em destaque

Subir