Nas Notícias

Desemprego: OCDE prevê para 2014 taxas de 18,6% em Portugal e 12,3% na zona euro

desempregoO desemprego vai continuar a aumentar no próximo ano. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulgou um relatório com as previsões para 2014 e coloca Portugal com uma taxa de 18,6 por cento, bem acima dos 12,3 por cento da zona euro.

Portugal vai continuar no pódio do desemprego europeu em 2014, antecipa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). No relatório Perspetivas de Emprego 2013, hoje divulgado, a instituição prevê a subida da taxa de desemprego, em 2014, para um valor recorde de 18,6 por cento, mais um ponto percentual do que a registada em maio deste ano.

Esse valor deverá ser registado em maio do próximo ano, mês a partir do qual o indicador poderá abrandar. Só a Grécia e a Espanha estarão numa situação pior, antecipa a OCDE, que prevê aumentos da taxa de desemprego, para além dos três países referidos, na Itália, na Holanda e na Polónia.

Por tipologia, a OCDE refere que os desempregados de longa duração já são mais de metade do total em Portugal. Só menos de um terço dos desempregados consegue sair dessa situação em menos de um ano, mas por regra com um salário inferior.

Em destaque

Subir