Pelo sétimo mês consecutivo, a taxa de desemprego baixou em Portugal, segundo o Eurostat: foi de 15,7 por cento em outubro. Porém, o desemprego registou um aumento entre os jovens, com o indicador a chegar aos 36,5 por cento.
O Eurostat apresentou ontem os indicadores do desemprego em outubro e, no caso de Portugal, com duas faces. Se a taxa geral manteve a tendência de baixa, caindo pelo sétimo mês consecutivo, entre os jovens registou-se um aumento, embora longe do valor registado em outubro do ano passado.
De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de desemprego em Portugal caiu dos 15,8 por cento de setembro para os 15,7 por cento, enquanto a taxa de desemprego jovem (trabalhadores com menos de 25 anos) aumentou dos 36,2 para os 36,5 por cento.
O Eurostat reviu também em baixa as taxas de desemprego nos meses de julho (16 por cento e não 16,5), agosto (de 16,5 para 16,2) e setembro (de 16,3 para 15,8 por cento). Os valores continuam bastante mais elevados do que as médias das UE e da zona euro, que em outubro foram de 10,9 por cento (manteve-se igual a setembro) e de 12,1 por cento (caindo uma décima).
Os números revelam que em Portugal, o quinto país da UE com a taxa de desemprego mais elevada, há 831 mil trabalhadores sem emprego; na zona euro são 19,298 milhões e na União são 26,654 milhões de pessoas afetadas pelo drama do desemprego. Em pior situação do que Portugal estão apenas Grécia, Espanha, Croácia e Chipre.
Se a taxa de desemprego tem descido em Portugal desde os 17,3 por cento registados em abril, aumentou entre os jovens com menos de 25 anos. De acordo com o Eurostat, a taxa nesta categoria aumentou dos 36,2 para os 36,5 por cento, sendo a quarta mais elevada da União Europeia, cuja média é de 24,4 por cento.
Portugal não aproveita o trabalho de 149 mil jovens, realça o gabinete de estatísticas. Na União Europeia, o número de jovens desempregados em outubro aumentou para os 5,657 milhões. Só os jovens de Grécia, Espanha e Itália se encontram em pior situação estatística.