Nas Notícias

Chefes de centros de emprego vão ajudar desempregados a procurar trabalho

empregoO Governo eliminou 150 cargos de chefia nos centros de emprego, passando esses profissionais a prestar apoio aos desempregados, como gestores de carreira. Trata-se de uma das medidas previstas no Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego, aprovada em Conselho de Ministros.

Os centros de emprego têm novas regras, aprovadas no Conselho de Ministros – no âmbito do Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego -, com o objetivo de ajudar os desempregados e facilitar o regresso ao mercado de trabalho, segundo o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Uma dessas medidas é a criação da figura do gestor de carreira para desempregados que estejam inscritos em centros de emprego. Este gestor irá fazer “um acompanhamento contínuo” da situação do desempregado.

As alterações aprovadas pelo Governo passam também por uma reestruturação nos Institutos do Emprego e Formação Profissional, que eliminará 150 cargos de chefia. Estes profissionais vão exercer tarefas de apoio aos desempregados.

“A rede de centros de emprego será alvo de uma reestruturação, que tornará o seu funcionamento mais ágil e eficaz”, afirmou o ministro Álvaro Silva Pereira, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Numa iniciativa de incentivo à aceitação de postos de trabalho, por parte dos desempregados, o Governo vai permitir que estes possam acumular uma parte do subsídio ao novo salário.

Com esta medida, o executivo pretende evitar que os desempregados percam rendimentos, quando os subsídios de desemprego são mais atrativos do que a remuneração.

Em destaque

Subir