Tecnologia

Descubra um asteroide e a NASA paga-lhe até 25 mil euros

asteroideast2013TV135 bigA NASA quer melhorar os índices de deteção e localização de asteróides e pondera avançar com um prémio, que pode chegar aos 25 mil euros, aos ‘caçadores’ amadores. O único ‘senão’ é que os candidatos precisam de dominar algoritmos…

A agência espacial norte-americana vai avançar com um concurso para incentivar os ‘caçadores de asteroides’ amadores. O objetivo da NASA é melhorar os índices de identificação e localização dos asteroides (em especial quanto aos de menor dimensão) que passam próximos à Terra, que neste momento rondam os 95 por cento.

Essa elevada percentagem de sucesso complica, e muito, a missão dos ‘caçadores’: as maiores probabilidades de sucesso residem nas capacidades de domínio de algoritmos, permitindo à NASA melhorar o sistema dos telescópios com que é feita a identificação e localização.

Preocupada com os cinco por cento ainda não identificados, a agência norte-americana quer envolver os ‘caçadores’ amadores e vai lançar o primeiro concurso a 17 de março. O prémio poderá chegar aos 35 mil dólares, cerca de 25,2 mil euros.

Em destaque

Subir