Mundo

Descoberto navio com tesouro em prata no Atlântico (vídeo)

ss-gairsoppaDestroços de um navio foram encontrados nas profundezas do Oceano Atlântico, junto à costa da Irlanda, com um autêntico tesouro: 200 toneladas de prata, avaliados em 170 milhões de euros. Trata-se de um cargueiro inglês, afundado durante a II Guerra Mundial, há 70 anos, que pode guardar outra fortuna…

Missão cumprida para a Odyssey Marine Exploration, que ganhou o concurso para explorar os destroços do navio afundado durante a II Guerra Mundial. Estes exploradores norte-americanos encontraram os restos do SS Gairsoppa, que guardava um verdadeiro tesouro, avaliado em 170 milhões de euros.

Ao abrigo do acordo rubricado entre a empresa e o Departamento dos Transportes britânico, 80 por cento do material encontrado será entregue aos exploradores, que foram às profundezas do mar – a 4700 metros –, recorrendo a uma tecnologia de sonares.

Depois de descobrir o navio, a equipa tenta agora recuperá-lo. A partir de março de 2012, a Odyssey Marine Exploration deverá dar início ao processo de retirada do SS Gairsoppa do fundo das águas. Os exploradores não têm dúvidas de que terão de novo sucesso na nova missão.

Nessa fase poderão comprovar se os registos históricos – segundo os quais a prata tem 2,5 por cento de ouro – são ou não verdadeiros. A confirmar-se, o tesouro será ainda mais valioso. No entanto, os exploradores estão concentrados num outro objetivo: homenagear as vítimas daquele naufrágio.

Torpedo afundou o SS Gairsoppa

O navio foi afundado junto à costa da Irlanda, a 17 de fevereiro de 1941, depois de atingido por um torpedo. Foi assim interrompida uma viagem de regresso da Índia. Sem combustível o SS Gairsoppa teve de se desviar da rota e parar no porto de Galway.

Este imprevisto colocou-o à mercê de um torpedo alemão, disparado por um submarino, em plena II Guerra Mundial. Veja as imagens captadas pela Odyssey Marine Exploration:

Em destaque

Subir